15 de abr. de 2012

Litoral fluminense: O sol brilha para todos

Este início de ano visitamos duas belíssimas cidades praianas no Estado do Rio de Janeiro. Duas cidades, que têm em comum praias com águas límpidas e mais verdes impossível, belas montanhas ao redor e beleza indescritível.
Sempre ouvi falar de Búzios e nunca tinha ouvido falar de Cajaíba. Búzios está localizado no litoral norte fluminense. Cajaíba fica localizada no litoral sul, à aproximadamente 2 horas de barco da querida Paraty.
Estamos descobrindo o Rio como Estado e cidade aos pouquinhos, se o "Rio capital" continua lindo o "Rio Estado" continua cada vez mais deslumbrante ao meus olhos.
O sol brilha para todos! O mar que banha Búzios também banha Paraty que banha Cajaíba. Então o que as diferenciam são as propostas oferecida por cada lugar.


Praia Ponta do Criminoso, Búzios - RJ
Cajaíba - RJ
Búzios
A história é mais ou menos assim: Armação de Búzios (seu nome completo) é uma península, que já foi uma pacata região, habitada apenas por pescadores locais e teve um dia seu paraíso descoberto. E "boom"! A cidade começou a receber muitos turistas, dentre eles muitos estrangeiros, e ficou ainda mais famosa quando a francesa Brigitte Bardot colocou seus pés no paraíso na década de 60. Hoje parte da história da região está associada a imagem de Bardot, será isso bom ou ruim? não sei responder, mas a cidade de Búzios, mesmo com todo este impacto turístico é linda, imagina anos atrás?


Estátua de Bronze da atriz Brigitte Bardot
Banco na frente da Pousada Vila do Mar
Búzios trata muito bem o seu visitante, as opções de serviços como hotéis, restaurantes, lojas são inúmeras. A cidade vive o ritmo praiano, é um lugar sem ter hora para acordar e sem hora para dormir, tanto que os serviços como lojas, restaurante assimilaram muito bem a ideia, começam a abrir suas portas depois das 11 horas da manhã e fecham por volta de meia noite. O que eu achei ideal! Pegar uma praia pela manhã e/ou a tarde e depois que o sol vai embora curtir as lojinhas e a vida noturna.


Tínhamos três dias para desfrutar de Búzios, que foi um tempo bom para conhecer um pouco do espírito da cidade. Alugamos cedinho, na sexta duas bikes e fizemos um circuito que durou o dia inteiro entre as praias. O circuito foi um pouco cansativo pois Búzios tem muitas ladeiras, mas valeu a pena o esforço. Visitamos as praias de João Fernandez, Geribá, Ferradura e Ferradurinha.


Começando a aventura
Não lembro o nome, mas denominei "kissing rocks" 


Lugar onde dar para observar tartarugas marinhas
2 dia - Cais de Manguinhos


O segundo dia fomos conhecer a praia de Manguinhos, é uma área mais afastada do centro de Búzios, mas parece que estão querendo torná-la uma área mais pop. A praia de Manguinhos é mais aberta que as demais. Portanto é considerado um lugar apropriado para prática de Vela, o Búzios Vela Club, fica localizada nesta praia.  Na região encontra-se o Porto da Barra, onde foi criado um cais que abriga diversos restaurante mais sofisticados. Fomos conferir o Restaurante Quadrucci, que oferece bons mimos para o cliente com uma vista privilegiada. 




mini bruschettas, to die for! 
3 dia - Para felicidade geral do meu marido, no domingo estava acontecendo um triathlon na cidade. Acordamos cedinho e fomos lá assistir e torcer pros brasileiros que participavam e meu marido, bem ... torceu também para os brasileiros, já que não tinha nenhum australiano ou americano competindo.


Largada com a natação
Cruzeiro ao fundo
Transição


O restante do dia foi para explorar o centrinho de Búzios, curtir a cidade e descansar as pernas. Andamos pelas ruas das pedras que acredito ser a rua mais conhecida da cidade, que estende-se até à praia da Armação onde tem a estátua da Bardot, e mais adiante a do ex-presidente JK e finaliza com um belo conjunto de estátuas de bronze em homenagem aos pescadores da região.



Onde ficamos?
Parece tietagem, mas não foi. Prometo!! Ficamos na Pousada daquele argentino que participou em uma das novelas da globo, xiii não lembro o nome da novela, mas ele era o Maradona. E não, não tirei fotos com ele, hehe. Enfim, a pousada é a Vila do Mar, bem bonitinha, confortável, serve um ótimo café da manhã e tem um jardim interno muito bonito com temas bem rústico, também era uma das poucas que tinha vaga quando fomos, em função do triathlon. Falando em argentino, como Búzios tem argentinos! Uau fiquei impressionada, mais até que Balneário Camburiú e Bombinhas em SC, que até então achava que lá era quintal deles. Vá a Búzios e ganhe gratuito uma imersão no idioma espanhol, foi o que um dos garçons me disse! 

  
Quarto da pousada

Uma coisa que me deixou pensativa, foi ao conversar com o dono da agência que alugava as bikes, ele comentou sobre o impacto dos cruzeiros na cidade. Segundo ele, os cruzeiros que vão até lá permanecem por pouco tempo, e param como se Búzios fosse apenas um "shopping a céu aberto" e  muitos não desfrutam do que realmente a cidade tem de melhor que são as belíssimas praias. E a comunidade está querendo trabalhar para deixar as praias afastadas mais em evidência, pois  são poucos que as visitam. Se você já foi de cruzeiro quanto tempo permaneceu? como foi sua experiência?


Deixe aqui também suas dicas sobre Búzios!


Ah! Acho que vou precisar escrever um outro post sobre Cajaíba, que com certeza também merece uma atenção especial e vem como uma proposta totalmente diferente.







5 comentários:

  1. Ai amei!! Se ja queria conhecer depois disso quero muito mais!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem que tu podias tirar uns dias em setembro na tua vinda ao Brasil e nos encontrarmos por lá! o que achas?

      Excluir
  2. Que delícia esse post! AMO³ praia, não veja a hora de ficar de férias de novo e ir pra alguma! Búzios ainda não conheço, mas já ta na minha listinha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Lu, obrigada pela visita! Búzios é tudo de bom e tenho certeza que tu irias adorar pq fora as praias maravilhosas com muita gente bonita, a cidade é cheia de achados legais como bons restaurantes e lojinhas fofas!

      Excluir
  3. Nossaaaaaa.... que lindo!!!!! Não sabia que o litoral fluminense era tão interessante assim!!!

    ResponderExcluir