Como decidimos visitar Buenos Aires de última hora, não tivemos muito tempo para organizarmos esse bate-volta. Mas das poucas informações preciosas que eu li foi: Nunca use uma nota de $100 pesos para pagar táxis na Argentina. A Sílvia Oliveira, também comenta no Matraqueando, para ter cuidado com os golpes dados pelos taxistas.
Diante das recomendações, ao chegarmos no aeroporto primeira coisa que providenciamos foi trocar dinheiro. Como a cidade é essencialmente noturna, largamos as malas na pousada e seguimos pra jantar. Na volta, o próprio restaurante chamou um táxi pra gente. Taxista bacana, que entendeu nosso portunhol, deu altas dicas do que visitar e lugares interessantes pra irmos. Sim, legal até a hora de chegarmos no nosso destino ...
"Táxi em Buenos Aires é barato". Pode até ser! se você já conhece bem o seu trajeto, caso contrário essa conta pode aumentar rapidinho com algumas rodadas adicionais na cidade. Pegamos uma corrida de Puerto Madero até o Palermo Soho saiu $ 75,00. Meus trocados já tinham ido pras cucuias com esse preço. Por um milésimo de segundo pensei ... o taxista é legal, não tem nem 3 horas que chegamos na cidade e não é possível que seremos a bolinha premiada. Entreguei com receio minha nota de 100 (momento de tensão). O taxista pega minha nota, virou e abriu a carteira dele para devolver o troco. Nesse instante ele já vira novamente e devolve a nota dizendo que não tinha troco e perguntando se eu não tinha trocado. A nota que ele devolveu não era a que eu tinha entregado, pois estava com a ponta rasgada e minha nota era bonitinha que havia acabado de sacar do caixa eletrônico. É claro que a partir daí ele não entendia mais meu portunhol (espertinho). Falou que aceitava em reais, insistiu e pagamos em reais, e ele deu o troco em pesos. Quando saímos do táxi, já tinha a sensação que havia sido lesada e 2 vezes.
Distância 7 km |
E foi exatamente isso que aconteceu, mostrei as notas na recepção do hotel, a primeira de 100 era uma cópia vagabunda e recebemos mais 50 pesos de troco, também falso. Enfim, tive que respirar fundo, muito fundo mesmo, pra isso não estragar os poucos dias que teríamos na cidade.
Resumindo:
1- Táxi é bom pra quem já conhece a cidade, caso contrário pague em moedinhas, rs
2- Por mais "barato" que seja o táxi, andar de ônibus é uma experiência por si só. Os ônibus são bem chamativos e passam com frequência, além de serem mais baratos que banana. Preço corrente para o mês de maio de 2012, de $1,25
3- Andar faz bem a saúde e você tem grandes chance de descobrir lugares novos a pé.
4- Se o hotel possuir transfer utilize-o.
5- Aprenda identificar notas falsas no início da viagem, pois isso é mais recorrente do que você imagina. E acredite não fomos uma exceção!
Outros blogs que também alertam sobre o golpe dos táxis:
Mala Pronta
Viaje na Viagem
Melhores Destinos
Esta é apenas uma precaução ao visitar Buenos Aires, mas não deixe de incluí-la no seu destino por esse motivo.
Raqueeeell, a Carol me falou sobre sua aprovação no mestrado, parabens!
ResponderExcluirNão estou tão surpreso, de alguem tão competente quanto você não se pode esperar menos. E ai vais tentar um Doutorado.
Já pensou!? PhD. MSc. Raquel Bell
RESPONSA HEIM!!!!
O Bruce pode te chamar de PhDeusa iauehuiaehauie...
Abraços pros 2.... sucesso e felicidades!
Legal este post-alerta Raquel, e que pena que passaram por isso! Quando fomos para lá já tinha lido muito a respeito, então fiquei alerta desde a primeira vez e aí não tive problemas. Mas concordo contigo: na medida do possível o melhor mesmo é ir caminhando e explorando tudo pelo caminho, as vezes esta pode ser a melhor parte da experiência!
ResponderExcluirEu também caí neste golpe. Contei no meu blog neste link http://feriasnow.blogspot.com.br/2012/11/buenos-aires-cuidado-com-os-taxis.html. E agora voltarei pra lá para o Reveillon, mas bem mais atenta!
ResponderExcluirNossa Leidinara, que chato heim? Vi no teu blog também, mas o pior que por mais espertos que as pessoas estejam os golpes são constantes, e o mais complicado é que mesmo que olhe seu trajeto no google maps, finja que já conhece a cidade, uma desviada da rua principal já ficamos perdidos e sujeitos a cair nisso. Mas aproveita o Reveillon lá que deve ser um encanto e cheio de vida. Tinha até pensado em ir pra lá, mas vou ficar em Curitiba mesmo.
Excluir