27 de fev. de 2012

Experiência Nihogon em Balsa Nova - PR

Este é o senhor Massato Oda!
O Brasil é o país que abriga a maior comunidade japonesa fora do Japão, esta é uma informação que todos já sabem ... e que São Paulo é o Estado com a maior comunidade japonesa no país também não é muita novidade. Mas aqui no Paraná a cultura nipônica também é muito forte. É neste Estado onde abriga a terceira maior comunidade no Brasil. E o que não falta são festas, parques, bons restaurantes japoneses e símbolos que identifiquem estes traços culturais por aqui.


O que vemos hoje, é que a comunidade japonesa embora com características e tradições totalmente oposta a nossa, conquistaram o povo brasileiro, com seus animes, tecnologia e principalmente nos conquistaram pela boca. 
É claro que em muitos restaurantes, deu-se um "jeitinho" de adaptar e introduzir aos poucos esse gosto até pouco tempo exótico ao nosso paladar, colocando um cream cheese aqui, tirando outra coisa ali. O que não faltam são temakarias espalhadas pelas grandes cidade e restaurantes super chiques oferecendo estas iguarias. 


Mas que tal experimentar algo diferente? Como conhecer um senhor japonês, que veio ao Brasil ainda jovem, que depois de umas doses de licor (que ele mesmo produz) não sabe responder se tem 74 ou 104 anos, cultiva uvas (e não shitake) e abriu a porta de sua chácara para oferecer um dia de imersão na gastronomia japonesa? 

Fiquei sabendo desse lugar através do Jackson e a Luisa, casal de amigos, que são campeões em  descobrir lugares não tão convencionais.  Localizada a 45 km de Curitiba em Balsa Nova, a chácara denominada de "Chácara de Vinho Maruka" é aberta para o sistema Colhe-e-Pague de uvas e pêras no período de janeiro a março. Cultivadas com muito cuidado e sem adição de agrotóxico, as uvas são extremamente doces e são produzidas 3 variedades (rubi, moscatel, niágara). 

 

Mas a grande diversão, digo atração, fica por conta da tarde gastronômica oferecida pelo Oda. O almoço começa por volta das 12:30  e termina lá pelas ... hummm o horário não tem um limite.

O valor é R$ 40,00 por pessoa, incluso a refeição, refrigerante, conservas das mais variadas (pepino, cebola, alho, gengibre, aspargos) e licores  da "casa". Bebidas álcoolicas são cobradas à parte (cerveja e saquê). Ah o vinho também é por conta da casa, mas japonês produzindo vinho não é a melhor das combinações (fica a dica). O espaço comporta no máximo umas 30 pessoas e é necessário fazer reserva com quase 1 semana de antecedência, o grupo mínimo é de 6 pessoas. 

O cardápio é bem variado, composto de sushi, sashimi (atum, salmão), gengiskan, maruka nabe (ensopado de frutos do mar), carrpacio de tilapia (o favorito), yakissoba, gohan (arro japonês), tepanyaki, lula, camarão e peixes.


Itadakimasu ! (いただきます)





Ah por último e não menos importante, é claro que não ia faltar o karokê. No meio da tarde após todos estarem satisfeitos, o Oda "presenteia" nossos ouvidos com a autêntica música japonesa.  

É um bom programa para fazer no fim de semana e fugir do convencional. Não vá engomadinho, esperando vinhos bons, é uma chácara!  O lugar é simples, mas estremamente acolhedor e é claro o que faz diferença é sempre a companhia de bons amigos. Mas com certeza  no final do dia terás muita história pra contar.


Informação:
Rua Matias Vieira de Alvarenga
n. 1810 - Balsa Nova 
Fone: (41) 3636-1246


Seguir a BR277 sentido Ponta Grossa há uma rotatória para Balsa Nova e Campo Largo, 
pegar sentido Balsa Nova. Ponto de referência Parque Manancial.


Dica: O Oda é um senhor muito gente boa, converse com ele como se o conhecesse de longas datas, que ele têm muita história pra contar e se ele esconder o saquê ou o camarão, insista um pouco porque ele sempre tem mais guardadinho ;)  

3 comentários:

  1. Muito Bom Raquel, ficou show .... mas não precisava contar todos os segredos de uma só vez, o guardadinho é estratégico. E ser for algum engomadinho, vai voltar defumado do mesmo jeito.

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. haha verdade, dando muita dica né? Mas o lugar é tão bacana que da vontade de contar tudinho, mas só vai saber quem for! E obrigada por sempre nos mostrar lugares legais como este ;)

    ResponderExcluir
  3. Raquel, estamos ansiosos para visitarmos o "Sr. Miagi"... deve ser bom d+... estamos babando aqui... =O~~

    Sobre as notícias sobre a olhuda...foi pro ar ontem o http://www.casolho.com.br/
    agora a carol vai postar também... \o/

    saudades... abracos pros 2...

    ResponderExcluir