20 de fev. de 2011

Manaus: Uma cidade chibata no balde!

 É sempre mais fácil falar de cidades das quais nos programamos pra conhecer e são nossos sonhos de consumo. Mas não poderia deixar de mencionar, minha querida cidade de quase 2 milhões de habitante, que todo brasileiro deveria visitar ... seja pra conhecer suas riquezas, o contraste da cultura, conhecimento geral e até mesmo quebra de preconceito, ouço muitas coisas por aí ...
Não é só zona franca, polo industrial e florestas, é muito mais!  Tem toda um rica história   por trás dessa cidade no Norte do país. Cidade de muitos povos e de população carismática. Cidade chibata no balde que a cada dia fica maceta, lá você poderá contar com inúmeras atividades ou apenas ficar de bubuia apreciando o que ela tem de melhor a oferecer.

Pra começar bem o dia, que tal um delicioso café regional? A comida do Norte do país é desconhecida pra muita gente, é um riqueza de frutos e iguarias, que no começo talvez seja um pouco difícil acostumar ao paladar.
A tapioca é a mais difundida no Brasil afora, mas no Norte não tem tapioca doce, não.
O bom café com leite pode ser acompanhado pelo X- caboquinho que é pão com queijo coalho e tucumã (fruto de uma palmeira, típica da região), tapiocas (na manteiga, com queijo coalho, tucumã), pupunha,farofa de jabá (carne seca) e um delicioso bolo de macaxeira (aipim).
Os café regionais geralmente estão abertos somente nos fins de semana e feriados, mas algumas panificadoras dispõem destes quitutes durante a semana. Os preços variam de lugar pra lugar, nas panificadoras geralmente são por unidades, enquanto nos regionais de estrada são preço único.

Onde encontrar um típico café regional de fim de semana e feriados:

  • Café Regional Tapiri - Rua Jacira Reis, 650 São Jorge. Tel: 3671-2008; Buffet por pessoa aproximadamente R$20,00.
  • Café Karimã - Estrada da Vivenda Verde, s/n, Tarumã; 
  • Café Regional da Priscila - Av. Tancredo Neves, 220, Parque das Laranjeiras. Tel: 3236-4401
  • A Ecológica - Rua João Monte Fusco, 8, Santa Etevilna. Tel: 3228-1033. Aberto somente aos domingos.
Café regional na semana:
  • Padaria Eliza - Rua Paraíba, n. 20, Adrianopólis. Tel: 3642-9377
Após está "abastecido" para o dia pé na estrada e vamos aos principais pontos da cidade!

Pontos Turísticos: 

Não deixe de conhecer e fazer um tour no imponente Teatro Amazonas, inaugurado em 1896, sua estrutura veio toda da Europa no período áureo da borracha. A capacidade do teatro é de 700 lugares, não é um teatro grande mas é uma rica amostra cravada no coração da Amazônia.


Camarotes do teatro
Info:
O teatro dispões de visitas guiadas de segunda a sábado.
endereço: Praça São Sebastião, s/ n. Centro
telefone: (92) 3622-1880/2440

Ao lado do teatro encontra-se a bela Igreja de São Sebastião localizado no histórico largo da cidade, rodeado de bonitos casarões antigos que são patrimônio histórico da cidade.


Largo de São Sebastião
Centro Cultural Palacete Provincial, localizado na praça Helidoro Balbi popularmente chamada praça da polícia, no centro da cidade, lá também você encontrará o Museu de Numismática e a Pinacoteca no Estado.

Ponta Negra: é uma praia de água doce, às margens do Rio Negro. É uma das áreas nobres do município de Manaus, dispõe de infra-estrutura com lanchonetes, restaurante, mas infelizmente a água é imprópria para banho. A área está passando por uma revitalização para Copa do Mundo, mas é possível caminhar pelo calçadão. Recomendável ir nos fins de semana que há maior movimento.

Zoológico do CIGS, é um centro de reabilitação de animais da região amazônica, abriga onças, macacos, aves e répteis da região. Localizado na Estrada da Ponta Negra, 750 - São Jorge

Bosque da ciência, inaugurado em 1995, faz parte do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (INPA), uma área com 13 ha é uma opção de lazer para aqueles que estão interessado em conhecer sobre o maior patrimônio da região, a Floresta Amazônica. No bosque além das trilhas florestais, é possível conhecer os dóceis e gigantes peixes-boi, além das ariranhas e viveiros de jacarés.

Feirinhas: eu particularmente AMO feirinhas, são nesses conglomerados de barraquinhas que podemos conhecer muito sobre uma região em apenas algumas horas de caminhada, conversando com gente simples e inteligente que enriquecem nossas viagens. Nelas encontramos artesanato, os talentosos trabalhadores da região, comidas típicas e muitas estórias. E em Manaus podemos contar com a feirinha que acontece todas as manhãs de domingo na Av. Eduardo Ribeiro no centro da cidade.


   Ponte na Av. 7 de Setembro
Gastronomia 

Essa é uma das minhas conversas preferidas, estava apenas falando do café da manhã, ainda tem almoço e janta pela frente. Sou muito suspeita em falar sobre a gastronomia dessa região que eu sinto muito falta. Tem uma expressão popular que diz: "Quem come jaraqui, não sai mais daqui". Eu sai de Manaus, então mudaria a expressão " Quem come jaraqui, jamais esquecerá daqui." 

Jaraqui é um dos inúmeros peixes da região e sair de Manaus sem provar os famosos peixes amazônicos é quase um pecado. Enfim, há inúmeros restaurantes regionais que servem estas delícias de peixes (tambaqui, matrinxã, pirarucu) eu recomendo o Banzeiro restaurante novo comandado pelo chef catarinense Felipe Schaedler, que aprendeu muito bem a culinária amazônica e vem surpreendendo o público com suas delícias. O Choupana é outro forte concorrente e um dos meus preferidos da cidade. Outras opções são a Peixaria Morongueta, Canto da Peixada, Peixaria Puraquê. 

Outra iguaria gastronômica é o tacacá, como?? isso mesmo TACACÁ uma espécie de caldo, que não há meio termo pra quem prova, ou ama ou odeia. O tacacá é preparado com um caldo de tucupi (extraído da mandioca) adicionado com goma, camarão e jambu (erva com característica típica de deixar os lábios dormentes). Esta bebida é servida em cuias e geralmente é encontrado em praças e vias públicas nas tradicionais tacacazeiras.
Tacacá by imagemdepósito
Além das famosas peixarias, a cidade é bem servida de carnes vermelhas, contando com inúmeras opções de carnes na tábua ou no bafo. Meus restaurantes preferidos Picanha Mania e La Parrilla. Mas se você realmente quer um rodizio é melhor retornar pro Sul, temos duas muito muito boas churrascarias a Búfalo e Gaúchos, só não caia pra traz com os preços, como Manaus não é produtora de carnes e pra chegar até lá o transporte é demorado (logística) etc., os preços costumam ser bem salgados, acima de R$50,00 por pessoa na promoção!


Falando em preços salgados pra quem é vegetariano é um pouco mais complicado, como Manaus é uma cidade cercada de várzea  (terra firme um pouco longe) os plantios também são escassos, contamos com pouquíssimas opções de restaurantes especializados em comida vegetariana. 

Quando ir a Manaus?
Manaus é uma cidade quente 365 dias ao ano. Não tem estações definidas e sim um período de seca e um chuvoso. É difícil dizer quando se deve ir ou não. Como uma nativa, na minha opinião a melhor época são meados de novembro a início de fevereiro. Neste período o calor insuportável começa dar uma trégua com algumas pancadas de chuvas.  


IMPORTANTE: Nunca vá em agosto e setembro, são os dois meses mais insuportáveis, a não ser que você realmente curta uma sauna.


Infraestrutura: 
Ao contrário do que muitos pensam, Manaus conta com uma boa infra-estrutura para receber o turista.  Mas apesar de todo o potencial que a cidade tem, infelizmente, ainda há muitos problemas sociais que são gritantes na capital e deixa a desejar na questão de limpeza e principalmente transporte coletivo. 

Por último e não menos importante: Use protetor solar, hidrate-se bastante, seja um viajante consciente não retire material biológico de seu habitat natural,  tire muitas fotos e curta sua estadia.


*Camisa do Caboquês Ilustrado
* Essa é uma das muitas expressões amazônicas e você poderá também adquirir blusas com estas expressões de um criativo designer da cidade chamado Marcos (Markeetoo) confira o trabalho no site: http://www.caboquesilustrado.com




Um comentário:

  1. Não tem melhor comida na terra do que essa !! Maravilhosa, tempeiros divinos !! Só experimentando para crer !!!

    ResponderExcluir