15 de abr de 2011

INFORMATIVO: VISTO AUSTRÁLIA

autralia.edu
AUSTRÁLIA

Brasileiros quem desejam visitar a terra dos cangurus, bumerangues e aborígenes é necessária a solicitação do visto australiano.

Minha opinião: A parte boa de solicitar o visto australiano é que não precisa se deslocar para nenhum lugar para fazer entrevista, a parte chata,  eu acho, que eles são mais exigentes com documentos que os Estados Unidos, então se não fores bem detalhistas com a documentação e as informações há grandes chances do visto ser negado.

PASSO A PASSO POR CATEGORIA:

TURISMO
O visto de turista é concedido pelo período máximo de 3 meses.

Preencha o formulário vigente 48R ou 48RPOR (versão em português); Leia cautelosamente cada informação contida no formulário, assine, date e anexe uma foto datada (recente de 6 meses no máximo). O tamanho da  foto pode  ser 5x7 ou 3x4.

Efetue o pagamento da taxa de visto que estão cotados em dólares australianos. Valores baixe aqui.

Antigamente era necessário enviar o passaporte pelos correios juntos com os documentos. Desde o dia 01 de setembro  de 2010, é adotado um novo procedimento.

O requerente deverá enviar uma cópia colorida autenticada da página do passaporte que contenha os dados pessoais e uma cópia colorida autenticada do RG. Caso no passaporte já tenha visto concedido de outros países, é importante também tirar cópias destes vistos, como um histórico de passagem por outro lugares.

Há algumas exigências que o Governo da Austrália solicita para petição do visto:

a) Requisito saúde - O requerente com idade igual ou superior a 75 anos de idade deve apresentar um atestado médico, por um dos médicos credenciados e seguro de saúde internacional para o período de sua estadia na Austrália. Veja lista de médicos credenciados.

b) Requisito financeiros. É sugerido apresentar documentos que comprovem sua estabilidade financeira ou da pessoa que irá financiar sua viagem. Como exemplo os 3 últimos contra-cheque, uma carta do empregador informando função, tempo de serviço, férias. Se for estudante apresente comprovante de matrícula da instituição de ensino, comprovante de bolsa, etc.

IMPORTANTE: Se a viagem é financiada por terceiros é necessário uma declaração com firma reconhecida pela pessoa que está oferecendo a viagem.

c) Passagens - não recomenda-se está com as passagens compradas e sim apresentar cópia do itinerário ou pelo menos a reserva da passagem.

d) Carta-convite de familiares e amigos que moram na Austrália (Statutory Declaration). Eu recomendo esta carta,  fiz 2 vezes e todas as informações foram checadas na Austrália com parentes.

Há casos que é solicitado cópia de documentos de bens que você possua no Brasil, como casa, empresa, automóveis. A ideia é comprovar fortemente que você estará indo a passeio e não vai ficar por lá. MOSTRE VÍNCULO !!

ESTUDOS

O visto de estudos é para aqueles que irão fazer um curso com duração superior a 12 semanas. Se o curso for até 12 semanas, solicitar visto de turista.

O curso deverá está credenciado junto ao Departamento de Educação do Governo Australiano, por meio do Commonwealth Register of Institutions and Courses for Overseas Students.
Clique aqui.

O formulário vigente para visto de estudante é o 157 A.  A taxa deverá ser paga de acordo com o valor fornecido na tabela mencionada no início do texto.

Os documentos necessário para solicitação do visto de estudante podem ser baixados AQUI.

TEMPO DE ANÁLISE DO VISTO

O tempo estimado para o visto de turista é de aproximadamente 10 dias úteis, a partir do momento que chega os documentos em Brasília e é registrado no DIAC- Brasília.
Visto de estudante é estimado 15 dias úteis; Visto de esposa/esposa aproximadamente 6 meses; Residência temporária 30 dias úteis.


Todas as informações contidas neste post foram retiradas do site da embaixada australiana. Maiores informações acessar: Embaixada da Austrália - Brasil  e Departamento de Imigração da Austrália



Nenhum comentário:

Postar um comentário