25 de abr. de 2011

TURISMO DE INVERNO NO SUL DO PAÍS

O inverno está chegando e uma das coisas que mais curto nessa época do ano é fazer programas relacionado a turismo rural e de aventura. Não tem coisa melhor do que ir pro campo, andar a cavalo, fazer longas caminhadas por morros e depois voltar pra um chalé quentinho com lareira, comer comidinha de "vó" e degustar um bom vinho.

Imaginando este cenário comecei a montar minha lista de lugares que desejo conhecer ou voltar neste inverno aqui no Sul. Apesar de AMAR cidades como Gramado, Canela e não conhecer ainda Campos do Jordão, tradicionalíssimas por seu turismo de inverno, quero tentar outros lugares.

Relacionei alguns deste lugares e compartilho aqui as informações encontradas !

Os TOPs da minha lista são:

1- Urubici - SC
2- Serra do Rio do Rastro - SC
3- Canyon Guartelá - PR
4- Aparados da Serra - RS


URUBICI

Fonte:Urubici.com.br by Lyanne Rechder

Como chegar:

De Curitiba (PR) 459 Km, pela BR-101, o tempo estimado é de aproximadamente 6 horas.

Florianópolis (SC) para Urubici (SC) a distância é de 170 Km, tempo estimado de 2 horas pela BR-282; De ônibus a empresa que faz o trajeto é a Reunidas o preço é de R$ 29,00.

Porto Alegre (RS) à Urubici a distância é 369 Km, tempo estimado 5 horas e 30 minutos pela RS-110 e SC-430.

Pra quem mora em cidades mais distante a melhor opção é pegar um voo até o aeroporto de Floripa e continuar o percurso de carro ou ônibus.


Onde Ficar:
Urubici Park Hotel 
Hotel Fazenda Serra do Panelão 
Fazenda Cambui 
Pousada Alto da Colina 
Curucaca Hotel Fazenda 
Estalagem da Montanha 


Atrativos:

Conhecida como a cidade "onde o Brasil é mais frio", Urubici é vizinha de São Joaquim, ambas localizadas nas Serras Catarinenses. A temperatura é sempre baixa, no inverno chega a zero graus, com sensação térmica abaixo de zero.  As montanhas que circundam a região ficam cobertas de neve, formando um belo espetáculo para os turistas e moradores da região.
São apontados como atrativos imperdíveis a Serra do Corvo Branco, Cascata Véu da Noiva, Gruta Nossa Senhora de Lourdes, Pedra Furada, Parque Nacional São Joaquim.

Informações:

www.urubici.com.br/
portaldeurubici.com.br


SERRA RIO DO RASTRO


Fonte: osabetudo.com

A Serra do Rio do Rastro é um dos mais belos cartões postais do Estado de Santa Catarina. A serra é cortada pela rodovia SC- 438, que vai serpenteando-a e proporcionando uma magnifica visão da mata, cachoeiras e precipícios. Está localizada a 1460 metros de altitude, portanto se o dia estiver encoberto por nuvens é melhor adiar o passeio pois além de perigoso dificilmente você verá alguma coisa.


CANYON GUARTELÁ

Fonte: trekearth by Belido (BC)
Sim temos canyons no Brasil! E este é o 6° maior canyon em extensão do mundo, são 30 km. Está localizado no Estado do Paraná entre os municípios de Castro e Tibagi.


Como Chegar:

Partindo de Curitiba passa pelo Município de Castro e segue em direção a Tibagi são 193 km pela BR-376. Se você vai de carro tem 3 pedágios até Castro.

Quem vem de São Paulo (capital) são 482 Km.

Atrativos:

Além de caminhadas, na região é possível praticar rafting no rio Tibagi e rapel. Dentro do Canyon está localizado o Parque Estadual do Guartelá, localizado a 19km do município de Tibagi. Formado por
antigos paredões rochosos, cachoeiras e também os famosos "panelões do sumidouro" que em dias quentes são excelente pra se refrescar. Clique Aqui


O parque funciona de quarta a domingo e feriados, das 8 às 18 horas.
Entrada Gratuita

Tibagi é auto intitulada como: A melhor "cidadezinha" do Brasil é um município de 20 mil habitantes na região de Campos Gerais do Paraná. A cidade é conhecida pelo atrativos naturais e turismo de aventura.
Castro é a primeira cidade paranaense, caminho dos tropeiros, típica cidade interiorana colonizada por imigrantes holandeses.


Onde ficar:
Pousada Canyon Guartelá
Pousada Fazenda Guartelá 
Hotel Buganville 
Safaris Farm 

 CAMBARÁ DO SUL
Canyon Itaimbezinho by Raquel Bell

Itaimbezinho

Vem mais canyons por aí!! Deixe este por último pois estive lá por apenas 1 dia e quero voltar assim que possível. Cambará do Sul é um município a 980 metros de altitude no nordeste do Rio Grande do Sul. Pra quem lembra da novela "Chocolate com Pimenta", o cenário de algumas de suas paisagens espetaculares foi gravado nesta pequena cidade. Cambará é famosa pelo Parque Nacional dos Aparados da Serra que está localizado nos Canyons de Fortaleza e Itaimbezinho. Para visitar os canyons o ponto de partida é através do centro de Cambará, estes encontram-se em direção opostas.
O interessante é reservar um dia pra visitar cada canyon pois cada um possui trilhas e atrativos naturais que permite passar o resto do dia só curtindo a paisagem.

Informações:

Na cidade tem um centro de informação ao turista com mapas da região e também onde compra-se o ingresso para o visita ao Canyon de Itaimbezinho, valor R$6,00. O Canyon Fortaleza tem entrada gratuita.

A trilha do Rio do Boi é uma trilha na base do Canyon do Itaimbezinho. esta deve ser feita com um guia credenciado do parque, agendado previamente.

 Como Chegar:


Quem vai de carro ou ônibus as distâncias são:
Curitiba (PR) 717 km
Florianópolis (SC) 409 Km
Porto Alegre (RS) 221) Km
Urubici (SC) 158 Km
Quem encontra-se na região de Gramado, Canela, São Francisco de Paula vale a pena dar uma "esticadinha".

Gramado (RS) 114 km
Canela (RS) 106 km
São Francisco de Paula (RS) 70 km


Onde ficar:
São muitas as opções de chalés, pousadas e hotéis cada um mais lindo que o outro impossível de resistir, segue uma listinha abaixo.


Estalagem da Colina
Cambará Eco Hotel
Parador Casa da Montanha
Refúgio Pedra Afiada
Pousada Corucacas
Pousada Itaimbeleza *
Albergue Casa do Aventureiro * - Tel: (54)251-1700 / (54) 9956-8601/8613.

 *Preços Acessíveis

Acesse também: http://www.cambaraonline.com.br/
                             http://www.guiaaparadosdaserra.com.br/



  E você já planejou seu roteiro de inverno? Sugestões pra minha lista são bem vindas !!


Um comentário: