28 de mar de 2011

Bate - Volta em PARATY


Minha primeira visita ao Estado do Rio de Janeiro, não foi pra conhecer "a Cidade Maravilha da Beleza e do Caos". Que o Rio é famoso por suas belíssimas praias isso é incontestável, mesmo com todo apelo, este Estado não estava na minha wishlist. Era feriado em Curitiba, sem planos de viagens, com visita em casa. Bastou um telefonema e  pronto!  A pergunta foi: me indica um lugar legal para almoçar? Mas não aqui na cidade. Um casal aventureiro responde: Perto ou longe? E assim que foi o bate-volta para bela Paraty. 

Duração da Viagem de Curitiba para Paraty é de aproximadamente 9 horas pela Rodovia Rio-Santos BR 101.

Paraty Histórica

Conhecer esta cidade histórica, a beira-mar e rodeada de montanhas valeu as 9 horas no carro para "almoçar".  Sem dúvida este é um destino turístico muito rico com paisagens de grande beleza cênica. Andar pelos calçadões de pedras irregulares, observando os antigos casarões ao longo do Centro Histórico é umas das atividades mais agradáveis a se fazer. As antigas casas coloniais hoje, são ocupadas por lojinhas de artesanato, hotéis, casas de artes,  museus, restaurantes, cachaçarias e uma infinidade de outros estabelecimentos dos quais não me recordo.

Cachaças

A cidade durante o ano inteiro é cheia de atrativos culturais e eventos:

Carnaval em Paraty: O bloco mais popular na cidade que faz todo mundo cair na brincadeira é o Bloco da Lama, principal fantasia? Lama da cabeça ao pés.


Aniversário de Paraty: No aniversário da cidade que acontece no dia 28 de Fevereiro a Prefeitura oferece uma programação variada com shows gratuitos para moradores e turistas. Este ano a cidade comemorou seus 344 anos.


Festa Literária Internacional de Paraty ( FLIP): Realizada desde 2003, é um evento para os apreciadores de literatura nacional e internacional. Escritores de todo o mundo se reúne neste evento para lançamento de livros, oficinas e debates literários.

Festival da Cachaça de Paraty: Acontece geralmente no inverno, esta grande festa reúne os grandes produtores de pinga da região. É um lugar pra quem aprecia a famosa aguaardente (feita da cana-de-açúcar) com diferentes sabores e também a tradicional. 
Curiosidade: Os primeiros alambiques da região vieram do arquipélago dos Açores no período da escravidão. Estima-se que há aproximadamente 100 alambiques de aguaardente em atividade, alguns destes podem ser visitados em qualquer época do ano.

Festival Internacional de Cinema de Paraty: Paraty já foi cenário para muitas novelas e filmes de época brasileiros e alguns estrangeiros e com o festival, a cidade quer permanecer em evidência quando se fala em cinema. O evento tem a proposta de reunir filmes nacionais e internacionais e exibir  os mais variados estilos de filmes  como clássicos, cult, comédias, etc. Iniciou em 2008 e vai para sua IV edição em outubro de 2011.


                                                                      by Luisa Parapinski            

As Praias

Viajamos no período de baixa estação, em outubro, mesmo rolando o Festival de Cinema na mesma época que estávamos por lá, a cidade não estava tão "inchada" e isso foi fundamental pra um dia de curtição nas praias.

No trapiche da cidade há inúmeras opções de barcos que levam o turista para passeios nas ilhas próximas. Os passeios custam em torno de R$25,00 por pessoa até a lotação do barco, por um período de 4 horas. Como estávamos com um grupo de 5 pessoas preferimos pagar um pouco mais caro R$ 40,00 por pessoa e ter um barquinho exclusivo pra fazermos nosso passeio nas ilhas. Essa opção de pagar mais caro vale a pena quando se quer ter mais liberdade pra permanecer por mais tempo em uma praia, ou quando não se quer compartilhar música no último volume e bagunça de estranhos. Eu recomendo !

Paraty e arredores tem mais de 40 praias. Algumas são conhecidas por lugares perfeitos para mergulho é como se fosse um aquário natural. E o mais lindo de TUDO! Eu que sou louca por tartarugas marinhas fiquei encantada ao vê-las tão próxima da praia e bem despreocupadas. Uma pena que não tinha uma câmera na hora pra registrá-las. 



Mergulho na Ilha Comprida

A Ilha Comprida é considerado um verdadeiro aquário natural, é o lugar perfeito para snorkelling. É incrível quando o cardume de peixes coloridos se aproxima de você e este contato que se pode ter com a fauna aquática.

Como é um lugar muito procurado, todos os barcos de turismo lotam esta área para observação dos peixes. É recomendado visitar no início da manhã quando o movimento não é muito grande e durante a semana.

Outras praias que merecem atenção são as Prais do Cachadaço, Martin de Sá, Praia do Jabaquara e Praia Vermelha.

Paraty é toda bela e demasiadamente rica por suas paisagens e cultura. É o lugar que vale desfrutar mais que um fim de semana. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário